Um Natal com Sentido

Na homilia de sua missa diária celebrada nesta segunda-feira, 03 de dezembro, na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco pediu que o advento seja um tempo de purificação para que o Natal não se torne uma ocasião mundana, na qual o cristão esqueça que a data se trata de celebrar o nascimento de Cristo e a chegada da salvação.

O Papa lembrou na sua homilia que o tempo do advento tem “três dimensões”: passado, futuro e presente. O ponto de partida para as reflexões do Pontífice é o Evangelho (Mt 8,5-11): o encontro em Cafarnaum entre Jesus e um centurião, que pede ajuda ao seu servo, paralisado na cama. Ainda hoje, ele especifica, pode acontecer “habituar-se à fé”, esquecendo sua “vivacidade”.

“QUANDO ESTAMOS ROTINIZADOS, PERDEMOS A FORÇA DA FÉ, AQUELA NOVIDADE DE FÉ SEMPRE RENOVADA”.

A 1ª dimensão do Advento é o passado, a purificação da memória: “LEMBRE-SE BEM QUE A ÁRVORE DE NATAL NÃO NASCEU, ELA É CERTAMENTE UM BELO SINAL, MAS LEMBRE-SE QUE FOI JESUS CRISTO QUE NASCEU”.

“O Senhor nasceu, nasceu o Redentor que veio para nos salvar. Sim, a festa … sempre temos o perigo, sempre teremos em nós a tentação de mundanizar o Natal, misturá-lo … quando a festa deixar de ser contemplação – uma linda festa familiar com Jesus no meio – e começar a ser uma festa mundana: fazer despesas, presentes, e isto e o outro … e o Senhor permanece lá, esquecido. Mesmo em nossas vidas: sim, ele nasceu em Belém, mas … E o Advento é purificar a memória daquele tempo passado, dessa dimensão”.

O Papa Francisco, recordou também que para os cristãos Advento tem uma dupla dimensão: serve para “purificar a esperança” e para preparar “para o encontro definitivo com o Senhor”. Lembrou novamente que quando o Senhor voltar, perguntará sobre nossas vidas, mas que este momento não será somente um juízo, mas um encontro pessoal. Para isso, o Papa Francisco pediu aos presentes purificar a esperança e cultivar a dimensão cotidiana da fé, apesar das muitas preocupações.

A 3ª dimensão do advento é a vigilância, a espera orante pela vinda do Senhor, a vigilância para encontra-lo no momento da morte e para estar preparados para sua vinda definitiva no final da história.
“Vigilância e oração são duas palavras para o advento; porque o Senhor entrou na história em Belém; Ele virá, no fim do mundo e também no final da vida de cada um. Mas vem todo dia, todo momento, em nosso coração, com a inspiração do Espírito Santo”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/o-natal-nao-pode-ser-mundano-alerta-papa-francisco-49431

Localização

Av. Comendador Luciano Guidotti, 1754
Jardim Caxambu
Piracicaba - SP
13425-000

Localizar no Google Maps

Comunidade Religiosa do Cemitério Parque da Ressurreição - CNPJ 47.011.093/0001-13

desenvolvido por Index Soluções