”A aceitação total é a chave, a chave mestra.
Ela abre todas as portas.
Não existe fechadura que não possa ser aberta pela aceitação.
Ela é a chave que se ajusta a todas as fechaduras.
Porque no momento em que você aceita algo, uma transformação começou em seu ser.
Pois agora não existe conflito. Você não é dois.
Na aceitação, você se torna um só, você se torna unidade”. (Osho)
----------------------------
A primeira impressão que temos quando pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos.
De verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando. Nos aceitando.
A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.
É difícil aceitar uma perda, a perda de alguém querido, a perda afetiva ou material, uma dificuldade financeira, uma doença, uma humilhação,uma traição.
Mas a aceitação é um ato de boa vontade, sabedoria e humildade, pois ao contrário de que muitos pensam, a vida em si, não estão sob o nosso controle.
Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. Isso só fere, destrói, desune.
Aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar e fazer barulhos. Aceitar é paz, entendimento, leveza.
Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e do que a vida nos apresenta neste momento.
No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções passam a surgir, começamos a ver respostas onde antes não víamos.
Aceitar é o que nos leva à Fé.
A dor existe, mas continuar o sofrer é opcional, é uma escolha.
------------------------------------------------------
ORAÇÃO DA SERENIDADE
DEUS, concedei-me a Serenidade
para aceitar as coisas que não posso modificar,
Coragem para modificar aquelas que posso
e Sabedoria para perceber a diferença.